Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018  
 
HOME
FALE CONOSCO
CONCURSO ECOLOGICO 2013
PEÇA sua muda-PROJETO ÁRVORE CIDADÃ
ABAIXO ASSINADOS
ACESSA VÍDEOS CDPEMA
Acessa vídeos- natureza
ADOTAR: 1 Criança, 1 Idoso
AGENDA SOCIAL/AMBIENTAL 2013
FILIE-SE NA CDPEMA
Cadastro de Curriculuns
Doação de Animais-BRASIL
CONSEMA
CURSOS
INFORMES 1
INFORMES 2
INFORMES 3
INFORMES 4
Legislação
Moto Cross da SUSTENTABILIDADE-2011
Patrocinadores
Projetos
Unidades da CDPEMA
Utilidade Pública
Notícias
Galeria de Fotos
Interação
» Home   » Notícias   » EDITORIAL
Notícias | EDITORIAL
22/09/2010 - DIA DA ÁRVORE
INICIO DA PRIMAVERA 2010

DIA DA ÁRVORE – INICIO DA PRIMAVERA 2010

 

No dia em que comemoramos o dia da árvore, temos que rever nossas atitudes frente ao que queremos para o futuro de nossas cidades, de nosso país, pois a cada dia temos menos árvores plantadas e mais árvores destruídas, menos matas formadas e mais florestas destruídas.

Com isso, não precisa nem ser especialista nem ser formado em cursos tantos que se criaram atualmente para formar pessoas que não passam de meros assistentes, auxiliares ou estagiários, e as vezes meros agentes de informação, mas que de ação não fazem nada, pois estão atados a máquina e ao sistema, de nada poderem fazer ou agir.

 

Basta de tanta arrogância ambiental e burrice de gestão, pois fala-se tanto que estão se plantando árvores, mas fala-se pouco ou nada se fala de quantas dessas árvores plantadas sobreviveram pela depredação das pessoas e pela falta de um bom planejamento e estratégia lógica de plantio nas  épocas certas e acima de tudo das espécies certas de árvores para cada situação, urbana, rural e de mata ciliar.

Não se deve ficar como muitos Secretários de Estado e Municipais de Meio Ambiente e outros e isso sem se falar em governos mal assessorados, que tomam decisões momentâneas e muitas vezes sem ouvir os segmentos da sociedade organizada que deveria ser ouvida e ter pelo menos uma participação, mesmo que mínima, mas efetiva,, nessas decisões de se plantar árvores e em projetos de florestamento e reflorestamento, pois o mal maior é que os nossos governantes pensam que somente eles é que sabem de tudo,  e acabam deixando para segundo plano ou até rejeitam e não aceitam as opiniões  e projetos de pessoas e entidades e instituições sérias e tradicionais na área, por mera questão política e de não aceitação por parte de órgão que está na gestão, por questões muitas vezes até pessoal, por não se gostar dessa ou daquela instituição ou pessoa, o que é lamentável de acontecer, mas que infelizmente todos nós sabemos que existe em nosso pais, pois o social, na verdade é mera demagogia, pois o que importa é o aspecto político e o que esse ou aquele projeto vai trazer de retorno para aquele determinado governo ou órgão ou pessoa que esteja no comando. INFELIZMENTE.

Enquanto estivermos sendo administrados por pessoas com esse pensamento e que preferem apadrinhar pessoas sem competência, por se pré-julgar que é a melhor opção e por não se gostar daquele outro órgão ou instituição, não sairemos do tradicional, do velho e mal costume de eu te coloco, eu aprovo mas você deve ser fiel aos meus princípios, mesmo que veja e saiba que possa ocorrer algumas coisas erradas. Que país é esse onde tudo é possível, e onde pessoas e instituições sérias não tem vez, por exatamente trabalhar de forma séria e transparente em relação a coisa pública e ao bem social.

SALVE O DIA DA ÁRVORE, salve todos os dias, Salvem nossas árvores urbanas, as rurais, as das matas ciliares, Salvem nossas matas e florestas enquanto há tempo. Ainda há tempo, se você se mexer e fazer sua parte, ou ajudar a quem faz de forma séria e transparente, sem querer tirar proveito para si e seu grupo, renegando o interesse social.

 

Carlos Alberto Arraes

Presidente da CDPEMA

Autor / Fonte: Carlos A Arraes / CDPEMA
« voltar
 
     
 
© 2010 C.D.P.E.M.A. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px
Desenvolvido por:
MWAY - Soluções Dinâmicas Web
& MarkCerto